Daikin inaugura novo centro de investigação e desenvolvimento na Bélgica

  • 05 setembro 2025, sexta-feira
  • Gestão

FOTO DDUGROUP DAIKIN EUROPE

Christina Genet

O novo Daikin Development Center que acaba de abrir é o segundo maior centro de R&D da empresa a nível global. Já planeia parcerias académicas com a Universidade de Gante.

Com um investimento de 140 milhões de euros, a multinacional japonesa Daikin inaugurou em Gante, na Bélgica, um novo centro de investigação e desenvolvimento. O espaço, batizado de Daikin Development Center (EDC), deverá reforçar a capacidade do grupo no mercado europeu da climatização.

O novo edifício com 31 mil metros quadrados reúne mais de 350 engenheiros, antes distribuídos por instalações em Gante e Ostend. Inclui 12 mil metros quadrados de laboratórios e câmaras de ensaio, que deverão permitir testar novos equipamentos em condições avançadas, como câmaras acústicas e salas preparadas para trabalhar com refrigerantes de baixo impacto ambiental.

Localizado no Tech Lane Ghent - Campus Ardoyen, o centro beneficia da proximidade com a Universidade de Gante e com um ecossistema de start-ups e empresas tecnológicas. A Daikin sublinha que esta localização estratégica vai facilitar a colaboração académica, através de projetos de investigação conjuntos, palestras e eventos com estudantes.

O novo EDC foi também concebido com foco na eficiência energética. Construído segundo os padrões “nearly zero energy building”, recebeu a certificação BREEAM Excellent, graças à integração de sistemas geotérmicos, soluções VRV de última geração e equipamentos próprios da marca. Segundo a empresa, este é o segundo maior centro de R&D da Daikin a nível global, sendo apenas superado pelo complexo de inovação tecnológica em Osaka, no Japão. 

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.