Criada tecnologia para reciclar unidades de ar condicionado

A Panasonic Holdings Corporation desenvolveu um sistema de desmontagem automática para as tampas das unidades externas de ar condicionado.

A tecnologia faz parte das atividades de economia circular da Panasonic e foi desenvolvida em colaboração com a Panasonic Eco Technology Kanto Co., Ltd (PETEC Kantos) e a Mitsubishi Materials Corporation.

O sistema inclui equipamentos de desmontagem automática, utilizando robôs para desmontar as tampas das unidades externas de ar condicionado e um banco de dados de desmontagem que armazena as informações necessárias para o processo.

O desenvolvimento deste sistema de desmontagem automática faz parte das iniciativas da Panasonic para promover atividades de economia circular no âmbito da ‘Panasonic GREEN IMPACT’.

À luz das questões de recursos que afetam o meio ambiente global nos últimos anos, as Nações Unidas definiram o “consumo e produção responsáveis” como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Objetivo 12), pedindo uma redução significativa na geração de resíduos e o uso eficiente de recursos limitados em escala global.

Contexto

Em abril de 2001, a Lei de Reciclagem de Eletrodomésticos foi aplicada no Japão para reduzir o desperdício e promover o uso eficiente de recursos, recuperando peças e materiais úteis de eletrodomésticos usados, como ar condicionados, televisões, frigoríficos, congeladores e máquinas de lavar e secar roupa, tanto de habitações como escritórios.

Como resultado da iniciativa, um grande número de eletrodomésticos usados foi encaminhado para estações de reciclagem. Hoje, 3,69 milhões de condicionadores de ar são enviados anualmente para estações de reciclagem, onde as unidades externas são desmontadas manualmente para recuperar peças, antes de serem trituradas e classificadas.

Como se espera que a quantidade de aparelhos usados aumente, existe a necessidade de automatizar os processos de desmontagem nas estações de reciclagem para lidar com a escassez de mão de obra.

No entanto, a automação do processo de desmontagem tem sido um desafio porque as unidades vêm em vários tamanhos e designs, dependendo do fabricante. Além disso, geralmente são instalados ao ar livre, expondo-os à sujeira e à ferrugem.

Solução

Assim, a Panasonic Holdings Corporation desenvolveu um equipamento de desmontagem automática que remove automaticamente parafusos e tampas de unidades externas de ar condicionado, usando tecnologia de reconhecimento baseada em Inteligência Artificial. O equipamento também é acoplado à tecnologia de controle de robôs que permite um controle de posicionamento preciso para replicar o trabalho manual humano.

Em cooperação com a PETEC Kanto e a Mitsubishi Materials, a Panasonic Holdings Corporation também criou um banco de dados de desmantelamento que armazena dados sobre cada modelo de unidade externa de ar condicionado. Os dados são alimentados na linha de desmontagem para melhorar as taxas de utilização do equipamento e estabelecer as bases para automatizar o processo de desmontagem.

O equipamento de desmontagem automática das tampas das unidades externas de ar condicionado utiliza uma câmara que captura imagens das unidades externas. Ao utilizar Inteligência Artificial, a câmara deteta com precisão os parafusos, mesmo com sujeira ou ferrugem nas unidades, e, em seguida, define o posicionamento de um braço robótico equipado com uma chave de fenda para remover os parafusos.

Uma mão robótica, que imita o movimento humano, afrouxa e remove a tampa. Esses recursos permitiram a automação parcial do processo de desmontagem.

O banco de dados de desmontagem aproveita a tecnologia AI-OCR da Mitsubishi Material para ler o rótulo de cada unidade para obter os dados necessários para a desmontagem, como o número e a localização dos parafusos na unidade externa do ar condicionado e, em seguida, acumula esses dados no banco de dados.

Como resultado, os modelos de unidades externas registados no banco de dados de desmontagem podem ser desmontados com mais eficiência, com menos movimentos desnecessários do robô, devido à identificação incorreta de parafusos.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.