Evitar a existência de unidades de tratamento de ar húmidas e com bolor em instalações de cuidados intensivos

Fotografia: D.R.

Os bolores, os fungos e as bactérias que crescem nos componentes do sistema de AVAC podem ser aerossolizados e distribuídos, através das condutas, para vários espaços dentro do edifício, resultando numa preocupação considerável para o bem-estar dos ocupantes.

Um problema são os filtros de ar que, ficando húmidos e com bolor, criam condições de operação insustentáveis para o processamento de ar em qualquer aplicação de AVAC.

Além das consequências para a saúde, essa humidade pode reduzir a vida útil, ou a eficiência do filtro, e acrescentar uma queda adicional de pressão no lado de ar, aumentando o consumo de energia do ventilador e, assim, os custos operacionais (...)

Por David Schurk, Membro vitalício da ASHRAE, Diretor da Healthcare and Applied Engineering Markets for Innovative Air Technologies (EUA)

Artigo completo em Avac Magazine nº 8 abr/jun 2024

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.