Projeto LIFE4F-GASES cria método de reciclagem de gases fluorados

FOTO ALEXAS_FOTOS/ PIXABAY
Christina Genet
O Simpósio Europeu de Química do Flúor abordará a questão da reutilização dos gases fluorados provenientes de equipamentos de refrigeração, nomeadamente através do projeto LIFE4F-GASES.
Entre os dias 3 e 9 de agosto, o Centro de Congressos de Lisboa acolherá a 21.ª edição do Simpósio Europeu de Química do Flúor (ESFC). Um dos destaques do evento será a apresentação final dos resultados do projeto LIFE4F-GASES, que desenvolveu uma solução inovadora para a reciclagem e reutilização de gases fluorados, provenientes de equipamentos de refrigeração e de ar condicionado.
"A remoção e recuperação deste tipo de gases não é apenas uma obrigação, mas uma oportunidade estratégica para quem, como nós, assume um papel proativo na concretização dos princípios da economia circular, em particular no que diz respeito a substâncias críticas", afirma Rosa Monforte, Diretora-Geral do ramo português da European Recycling Platform (ERP). O organismo foi um dos parceiros do projeto, cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia, e marcará presença durante o evento.
A ERP Portugal aproveitará também o ESFC 2025 para lançar o “Desafio PFAS”, uma campanha digital que convida jovens entre os 15 e os 25 anos a criar vídeos criativos e informativos, para sensibilizar para as Substâncias Per e Polifluoroalquiladas (PFAS), químicos persistentes presentes no nosso quotidiano. Os finalistas serão convidados para a apresentação e cerimónia de entrega de prémios no dia 5 de agosto, o terceiro dia do ESFC 2025.
Outros artigos que lhe podem interessar