Programa da AHRI avalia refrigerantes alternativos com baixo GWP

FOTOGRAFIA HPGRUESEN/ PIXABAY

Christina Genet

O projeto inscreve-se na continuidade do programa original R-22 AREP, lançado nos anos 1990, e do AREP-2 que decorreu na década de 2010.

Face à crescente consciência ambiental sobre a pegada de carbono da indústria do AVAC, o Instituto do Ar Condicionado, Aquecimento e Refrigeração (AHRI) sediado nos Estados Unidos, lançou um programa colaborativo de investigação batizado “Programa de Avaliação de Refrigerantes Alternativos com Baixo GWP”. Este visa identificar alternativas menos poluentes que os gases fluorados atualmente em uso, que apresentam um Potencial de Aquecimento Global (GWP) inferior a 300.

O projeto pretende apoiar os profissionais a “compreender os desafios técnicos associados à utilização” destes refrigerantes alternativos, explica Xudong Wang, vice-presidente de investigação do instituto, e tem como objetivo acompanhar e antecipar as diretivas políticas relacionadas com a sua aplicação no futuro.

Início dos testes previsto para janeiro de 2026

O programa prevê nomeadamente uma série de testes, incluindo ensaios com calorímetro de compressores e testes em sistemas com otimização parcial. Serão também avaliadas a estabilidade do refrigerante e a sua compatibilidade com lubrificantes e outros materiais comuns. Um comité técnico, composto por especialistas de empresas associadas do AHRI, será responsável por supervisionar o projeto e desenvolver protocolos de teste detalhados.

Posteriormente, será lançado um convite aberto aos fabricantes, tanto dos EUA como do estrangeiro, para participarem no programa de testes, cujo início está previsto para janeiro de 2026.

A iniciativa constitui a terceira edição do programa, tendo o AHRI já coordenado o programa original R-22 AREP nos anos 1990 e supervisionado os trabalhos do AREP-2 na década de 2010, em resposta às preocupações ambientais relacionadas com os refrigerantes de elevado GWP.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.