Vendas de bombas de calor na UE aumentam no início de 2025

FOTO: GLOBALENERGYSYSREMS/ PIXABAY
Christina Genet
Apesar de o número de equipamentos ter crescido no início deste ano, o valor das vendas continua abaixo do recorde registado em 2022.
O mercado europeu das bombas de calor apresenta um ligeiro crescimento, segundo a EHPA. Na primeira metade de 2025, o aumento foi de 9 % face ao mesmo período do ano anterior. Para chegar a este resultado, foram analisados 13 países europeus que representam cerca de 80 % do mercado total. Em termos concretos, isso traduz-se em 980 000 bombas de calor vendidas na primeira metade de 2025, contra 898 000 no mesmo período de 2024.
Embora a tendência seja positiva, os números ainda ficam aquém do recorde de 2022. Segundo especialistas nacionais, esta situação pode dever-se a incertezas políticas e à falta de incentivos à compra. Além disso, o setor continua a enfrentar vários desafios, entre os quais se destacam os elevados custos da eletricidade em comparação com o gás.
A par do Reino Unido e da Irlanda, Portugal é o único país europeu onde as vendas de bombas de calor aumentaram em 2024.
Outros artigos que lhe podem interessar