Procura por ar condicionado sobe 254 % em junho de 2025

FOTO MUHAMMED FAIZAN HUSSAIN/ UNSPLASH

Christina Genet

Um estudo do OLX analisa a evolução da procura e da oferta de ar condicionado, ventoinhas e piscinas entre janeiro e junho de 2025, face ao mesmo período do ano anterior.

A plataforma de compra e venda de produtos e serviços online OLX acaba de publicar um estudo sobre a evolução da procura e da oferta por ar condicionado, ventoinhas e piscinas. Os dados dizem respeito aos meses de janeiro a junho de 2025, analisando especificamente o mês de junho que registou temperaturas particularmente elevadas.

Segundo o estudo, a procura por ar condicionado e ventoinhas aumentou respetivamente 97 % e 30 % face ao mesmo período do ano anterior. Considerando apenas o mês de junho, a procura por ar condicionado subiu 254 % e a de ventoinhas 117 %. No que diz respeito à oferta, o estudo mostra que esta cresceu sobretudo no caso do ar condicionado (36 %), enquanto a de piscinas e ventoinhas aumentou apenas 14 % e 9 %, respetivamente.

Para Andreia Pu?coci, Brand Manager do OLX Portugal, a progressão da procura por soluções para combater o calor mostra “como os fenómenos meteorológicos extremos podem influenciar os padrões de consumo”. Com cerca de 20 mil pesquisas, a procura centrou-se sobretudo em Lisboa, seguida por Setúbal e pelo Porto com mais de 11 mil pesquisas em ambos os casos.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.