Lançado curso de Gestão Eficiente de Energia em Edifícios

A Academia Adene – Agência para a Energia está a promover a primeira edição do curso de “Gestão Eficiente de Energia em Edifícios (GEEE)”, que pretende dar a conhecer o elevado potencial de redução do consumo de energia que se consegue obter através de uma gestão eficiente e da utilização racional da energia, bem como proporcionar a aquisição e atualização de conhecimentos na área da gestão de energia em edifícios de serviços na ótica da otimização de recursos energéticos e financeiros, com mais valias no ambiente, no conforto dos utilizadores e na valorização dos edifícios.
Esta formação visa dotar os formandos de conhecimentos em conceitos de energia, indicadores de desempenho energético, contabilização energética, monitorização dos consumos, identificação e quantificação de medidas de melhoria na ótica da redução de consumos e custos, medidas de eficiência energética e incorporação de fontes de energia renováveis.
Com esta formação pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos para reforçar as competências no domínio da gestão de energia em edifícios de serviços.
O curso destina-se a gestores, consultores e outros técnicos que atuam no âmbito da gestão de edifícios.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação, sendo obrigatória a frequência de pelo menos 90 por cento da carga horária.
A formação será do tipo e-learning, através da plataforma TEAMS, nos dias 28 e 29 de novembro, das 9 horas às 18 horas, totalizando uma carga horária de 16 horas.
As inscrições podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.
Conteúdos Programáticos
- Regulamentação nacional de eficiência energética
- Introdução à energia – Principais conceitos e indicadores de desempenho
- Caracterização energética das instalações
- Gestão energética de sistemas técnicos
- Energias renováveis nos Edifícios
- Ferramentas para a gestão energética (SACE)
- Gestão de tarifários
- Equipamentos de mediação e procedimentos de segurança
- Mediação e Verificação (segundo IPMVP)
- Gestão de recursos
- ISO 50001
Outros artigos que lhe podem interessar