A influência das obstruções na ventilação em parques de estacionamento – estudo preliminar

A ventilação em parques de estacionamento cobertos tem duas finalidades principais: manter a qualidade do ar interior para que o ar seja respirável quando as pessoas se encontram no seu interior e, em caso de incêndio no interior do parque de estacionamento, promover a extração dos gases gerados pelo incêndio. Em ambos os casos, o escoamento é complexo e um projeto do sistema de ventilação e/ou desenfumagem desajustado pode levar ao aumento do consumo de energia e a resultados catastróficos no caso do incêndio. Os Ventiladores de Impulso (Jet Fans, JF) representam um papel relevante nos sistemas de ventilação em parques de estacionamento e, por isso, são o foco de estudo deste trabalho.

A preocupação com a modelação do escoamento promovido por ventiladores de impulso não é nova, o que pode ser verificado pela variedade de literatura para a parametrização de tais equipamentos (e.g., [1, 2]). Em Portugal, os requisitos para sistemas de ventilação utilizando ventiladores de impulso em parques de estacionamento cobertos, não compartimentados, são definidos pela NP 4540-2015 [3]. No projeto dos sistemas de ventilação e/ou desenfumagem deve-se garantir uma eficiência adequada para evitar a acumulação de camadas de fumo, que poderá colocar em risco a segurança das pessoas.

Alguns estudos sobre sistemas de ventilação podem ser encontrados na literatura (e.g., [4-7]). Em [5] são realizadas simulações para analisar a localização correta dos elementos do sistema de ventilação. Uma comparação de eficácia entre sistemas de ventilação mecânica é realizada em [6]. Este estudo mostra que o sistema de ventilação utilizando ventiladores de impulso nem sempre é o mais adequado, estando dependente dos layouts de arquitetura dos parques de estacionamento cobertos. (...)

Em colaboração com Sérgio Cavaleiro Costa, IDMEC, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Isabel Malico, IDMEC, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Ricardo Cardoso,ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, e Alda Carvalho,CIMOSM, ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; DCeT, Universidade Aberta, CEMAPRE/REM, Universidade de Lisboa

Artigo completo em Avac Magazine nº 3 jan/mar 2023

Cláudia Casaca

Diretora da Avac Magazine

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