Fórum de bombas de calor reclama publicação de Plano de Ação

Bruxelas recebeu, a 25 e 26 de setembro, o fórum de bombas de calor (Heat Pump Forum), que juntou indústria e decisores na procura de garantir que o setor alcança todo o seu potencial
Uma das conclusões do fórum é a centralidade das bombas de calor no processo de transição energética, com dados que apontam para a redução em 5 % de emissões decorrente da instalação destes equipamentos. Contudo, o preço da eletricidade e a falta de trabalhadores qualificados são vistos como um entrave a um maior desenvolvimento, o que se reflete no mercado, com as vendas a diminuírem 47 % na primeira metade deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2023. Por isso, pediu-se também uma reforma no mercado da energia, que abranja preços e impostos.
Pediram-se políticas mais consistentes na Europa, começando pela aprovação do Plano de Ação para as Bombas de Calor, que vem sendo atrasada desde o ano passado. Numa carta dirigida à Comissão Europeia em janeiro deste ano, 20 organizações do setor instavam à aprovação, sob pena de se comprometer a transição energética.
Os participantes no encontro também manifestaram preocupação face à desinformação e falta de literacia dos consumidores, pugnando por uma comunicação simplificada e pela melhoria da experiência do consumidor.
Também se deu destaque à falta de profissionais qualificados, com propostas de programas de formação.
Outros artigos que lhe podem interessar