Estudo: Redução de energia de sistemas AVAC em salas de isolamento

Fotografia: Maniacvector_Freepik
Um estudo divulgado no site ScienceDirect sugere a conservação de energia de sistemas AVAC em salas de isolamento usando permutador de calor com tubos de calor.
As salas de isolamento são cruciais nas instalações de saúde para prevenir a propagação de doenças infeciosas, que podem ser transmitidas aos humanos por humanos ou através de animais conhecidos como zoonoses.
Com o aumento do número de casos de COVID-19, as salas de isolamento tornaram-se uma das instalações mais críticas dos hospitais. Manter a temperatura e a humidade corretas nessas salas de isolamento é um desafio, considerando os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) que consomem continuamente grandes quantidades de energia.
Segundo o estudo, com a aplicação de métodos de conservação de energia, o consumo total de energia dos sistemas AVAC pode ser reduzido.
“Muitos estudos demonstraram que a tecnologia de permutador de calor com tubo de calor (HPHE) pode contribuir significativamente para economizar energia usando sistemas AVAC”, lê-se na nota associada ao estudo.
Neste estudo, foi examinada a eficácia de um HPHE num sistema AVAC numa sala de isolamento e quantificada a redução total de energia.
O HPHE consistia em duas fileiras com dez tubos de calor em cada fileira, dispostos numa configuração escalonada com variações de temperatura do ar fresco e fluxo de massa.
As temperaturas do ar fresco de entrada variaram entre 32, 35, 37 e 40 °C e as velocidades do ar fresco em 1,2, 1,6, 2,2 e 2,6 m/s.
Usando um chiller, o ar fresco de entrada foi arrefecido a uma zona de temperatura confortável, aproximadamente 24,4–25,2 °C, na sala de isolamento.
“Notavelmente, velocidades mais altas diminuíram a eficácia do HPHE”. Um aumento na taxa de fluxo melhorou o sistema, melhorando assim o valor de recuperação de calor. O aumento da temperatura do ar fresco de entrada de 32 °C, que gerou uma economia de energia de 1,23 W, para 40 °C, resultou numa poupança de energia adicional de 1,85 W.
Assim, a aplicação do HPHE no sistema AVAC em salas de isolamento representa uma inovação significativa que contribui para a redução do consumo total de energia, concluiu o estudo.
Outros artigos que lhe podem interessar