Estudo da Panasonic analisa a utilização de ar condicionado na Europa

FOTO KIEN NGUYEN/ UNSPLASH
Chistina Genet
O inquérito revelou que muitos utilizadores recorrem ao ar condicionado para aquecer as suas casas durante os períodos mais frios.
Com os verões cada vez mais marcados por ondas de calor, a Panasonic Heating & Cooling Solutions analisou o comportamento dos utilizadores de ar condicionado residencial em vários países europeus, com especial destaque para os modos automático, ventilação e desumidificação.
O estudo baseia-se em dados recolhidos em dez países europeus ao longo do ano de 2024, e revelou que 81 % dos equipamentos de ar condicionado instalados são utilizados exclusivamente para aquecimento ou para aquecimento e arrefecimento. Estes resultados refletem o crescimento da utilização do ar condicionado em casa durante todo o ano, interpreta a marca.
Foram também observadas algumas diferenças regionais, associadas às condições climáticas de cada país. Regiões mais frias como a Noruega e a Dinamarca tendem a utilizar os equipamentos para aquecimento em cerca de 95 % do tempo, enquanto em países mais quentes, como a Itália e a Espanha, essa proporção desce para 43 %. A marca identifica, assim, uma maior procura por soluções de arrefecimento no sul da Europa.
A Panasonic conclui que é cada vez mais essencial que os novos modelos de ar condicionado ofereçam funcionalidades de aquecimento e arrefecimento integradas, de forma a responder às necessidades dos utilizadores ao longo de todas as estações do ano.
Outros artigos que lhe podem interessar