Estudantes na Alemanha descobrem frigorífico romano

Christina Genet

Um grupo de estudantes da Universidade de Colónia participaram em escavações no LWL – Museu Romano de Haltern am See, um sítio arqueológico conhecido pelas suas instalações militares.

De que forma conservavam os romanos os seus alimentos? Um grupo de estudantes de arqueologia da Universidade de Colónia fez uma descoberta surpreendente no LWL Museu Romano em Haltern am See, na Alemanha, que poderá ajudar a esclarecer esta questão. Durante uma campanha de escavações de quatro semanas realizada em setembro passado, os estudantes encontraram entre outros vestígios um poço de refrigeração que poderá ter servido como frigorífico em época romana – há mais de 2000 anos.

Foram igualmente descobertos vários utensílios de cozinha, como uma colher de bronze em bom estado de conservação e os restos de uma ânfora de vinho. Quanto ao que os investigadores supõem tratar-se de um antigo sistema de refrigeração, terá sido escavado no solo e posteriormente coberto com barro, pedra e palha. Embora ainda não seja claro se os vestígios da habitação escavada pertenciam a uma barraca de soldados ou a uma casa de tipo átrio, o poço teria servido para a conservação de alimentos e bebidas num ambiente fresco, estima a investigadora Dr.ª Bettina Tremmel, num comunicado do museu.

O sítio arqueológico de Haltern é hoje conhecido como um importante complexo militar romano, com as primeiras escavações realizadas em 1899. Ao longo do tempo, contribuiu igualmente para o desenvolvimento de novos métodos de investigação arqueológica.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.