Equipamentos de AVAC sobredimensionados consomem mais

FOTOGRAFIA IRVIN ZHENG/ UNSPLASH
Christina Genet
Um relatório da Steven Winter Associates, Inc. recomenda maior precisão no cálculo do dimensionamento dos sistemas de VRF em conformidade com as normas da ASHRAE e da ACCA.
Segundo um estudo da Steven Winter Associates, Inc. o sobredimensionamento de sistemas de VRF pode diminuir significativamente a eficiência dos equipamentos de AVAC. Um erro que continua a ser frequentemente cometido e que muitas vezes tem origem em cálculos inadequados da carga de projeto.
Realizado durante o verão 2023 em Nova Iorque nos EUA, o trabalho de investigação mostrou que em alguns dos edifícios analisados, as cargas de arrefecimento foram até 75% superiores às cargas calculadas pela consultora e que o equipamento foi dimensionado para 240% da carga máxima total de arrefecimento. O resultado: um consumo de eletricidade seis vezes superior nos sistemas de VRF.
A Steven Winter Associates, Inc. aponta que os dimensionamentos observados estão extremamente afastados das condições reais, aumentando desnecessariamente os custos do equipamento e reduzindo a sua eficiência. De acordo com o fabricante do sistema VRF de uma habitação analisada, um dimensionamento adequado teria resultado em 24% de poupança no equipamento.
A empresa recorda que as normas da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (AHSRAE) e da Air Conditioning Contractors of America (ACCA) oferecem métodos de cálculo rigorosos das cargas máximas, permitindo assim instalações adequadas, eficientes e com custos reduzidos.
Outros artigos que lhe podem interessar