technotrans lança equipamento de arrefecimento sem refrigerante

D.R.

Christina Genet

A empresa vai aproveitar a Analytica 2026 em Munique para apresentar o seu novo produto baseado na tecnologia Peltier.

A technotrans apresentará a sua gama de soluções de arrefecimento durante a edição 2026 da Analytica – feira dedicada à tecnologia de laboratório, análise e biotecnologia – que terá lugar em Munique na Alemanha, entre os dias 24 e 27 de março. Neste contexto, a tecnologia Peltier estará entre as inovações em destaque, sendo apresentada pela primeiro vez na feira.

Trata-se de um sistema de arrefecimento que funciona sem recurso a refrigerantes, baseando-se em semicondutores em forma de placas. Estas são capazes de reagir rapidamente e de ajustar a potência de arrefecimento quando a tensão aplicada varia. Desta forma, o produto permite um controlo preciso da temperatura de impulsão do fluido, sendo adequadas para aplicações como medições de microscopia, espectroscopia, cromatografia líquida de alta eficiência, segundo a empresa.

Uma vez que opera sem compressor e sem circuito de refrigerante, o equipamento não produz vibrações nem ruído. Além disso, é constituído por um módulo compacto e integrado que requer um espaço de instalação reduzido.

Outra das inovações apresentadas durante a feira será a série PRO300. Estes equipamentos de arrefecimento funcionam com propano (R290), um refrigerante natural com um Global Warming Potential (GWP) de 0,02, estando adaptados às regulamentações europeias e norte-americanas.

As unidades oferecem uma estabilidade de temperatura inferior a ±0,1 Kelvin, o que pode revelar-se importante para aplicações na área dos lasers e da análise, afirma a empresa. Para além da eficiência energética, a série destaca-se pelas suas interfaces de comunicação e pela integração flexível em infraestruturas laboratoriais existentes.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.