Duas estudantes distinguidas com a bolsa “Women in Energy MSc”

FOTO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE LISBOA
Christina Genet
Enquanto a ciência e a engenharia continuam a enfrentar um desequilíbrio significativo na representação de estudantes e profissionais femininos e masculinos, a iniciativa pretende apoiar e destacar o talento de jovens engenheiras no setor da energia.
A TagEnergy e o Instituto Superior Técnico distinguiram duas estudantes portuguesas no âmbito do programa “Women in Energy MSc”, durante a cerimónia de entrega dos prémios da edição 2025/26 que teve lugar no passado dia 3 de outubro, em Lisboa. Carolina Antunes, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Maria Lobo Álvares do Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia do Técnico, foram premiadas.
Carolina Antunes salientou que “as mulheres têm um papel fundamental para trazer nova informação e inovação para o setor da energia”. Rogério Colaço, presidente do Técnico, reforçou igualmente a importância de “chamar mais mulheres para as áreas da ciência, tecnologia e energia”, recordando que Portugal ainda enfrenta um desequilíbrio significativo nas áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática.
Para Inês Dias, vencedora da edição anterior e atualmente em mobilidade Erasmus, a bolsa representou um importante apoio financeiro para dar continuidade ao seu percurso académico. “Deu-me confiança para investir mais em mim própria, focar-me nos estudos e valorizar as conquistas das mulheres e raparigas”, explicou a estudante.
O júri da presente edição foi composto pelos professores Patrícia Batista, Joana Portugal e Alexandre Bernardino, por parte do Técnico, e por Adriana Martins, Sara Correia e Mónica Andreu, em representação da TagEnergy.
Outros artigos que lhe podem interessar