Novo dispositivo de refrigeração com conceito modular

Foto Technotrans SE

A Technotrans está a lançar no mercado um novo dispositivo de refrigeração, no qual podem ser adicionados módulos individuais para aumentar a capacidade de refrigeração.

O módulo base atinge uma capacidade de refrigeração de 1700 watts. Ao adicionar o módulo de extensão, a capacidade do sistema duplica para 3400 watts. O dispositivo utiliza uma máquina de refrigeração por compressão com R290 como refrigerante. Uma vez que cada módulo contém menos de 100 gramas, não estão sujeitos a restrições de transporte aéreo, o que facilita a logística. O início da produção em série está previsto para este mês de outubro.

Segundo Jan Kröger, chefe da divisão Healthcare & Analytics e director-geral da Technotrans Systems GmbH, “Os refrigeradores de laboratório, de propano, transportáveis por via aérea com uma capacidade de refrigeração de mais de 3 kW são uma inovação mundial (…)”.

O refrigerador de laboratório não está sujeito a quaisquer restrições legais ao abrigo dos novos regulamentos de refrigerantes na Europa a partir de 2027 (Regulamento de gases fluorados) e nos EUA a partir de 2024 (AIM Act). Mesmo no caso de uma proibição planeada de refrigerantes químicos na Europa a partir de 2032, o R290 (propano) continua a ser um refrigerante preparado para o futuro devido ao seu valor de GWP (potencial de aquecimento global) de 3.

O princípio modular, composto pelo módulo base e pelo módulo de extensão, oferece uma flexibilidade adicional em termos de inventário e aplicação. A configuração dos dispositivos consite na ligação das duas mangueiras e uma ficha de alimentação ao módulo base. A componente eletrónica deteta automaticamente se um módulo adicional está ligado ou se apenas o módulo básico está ativo. Graças a este princípio plug-and-play, a instalação pode ser concluída em apenas alguns minutos.

State-of-the-art e precisão no controlo

O controlador de refrigeração, technotrans ZKS-5, controla o funcionamento da máquina a uma temperatura constante, gere todos os dispositivos e processa todos os sinais. Oferece todas as interfaces de comunicação comuns, desde normas estabelecidas como RS232 até Ethernet ou RS485. A precisão de controlo de 0,1 Kelvin no fluxo de fornecimento do meio é de importância crítica para os utilizadores e cumpre os requisitos comuns de precisão. O visor permite facilidade na utilização da máquina e do seu estado de funcionamento. A água de refrigeração é bombeada numa gama de temperaturas de 15 a 25 ºC, através de uma bomba hermeticamente fechada – com um caudal máximo de 45 l/min a 5 bar de pressão. Os motores de acionamento de velocidade variável garantem a máxima eficiência energética. Além disso, o novo refrigerador está montado sobre rodas, proporcionando uma flexibilidade ideal para operações laboratoriais.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.