EHPA revela disparidades na aquisição de bombas de calor na Europa

FOTO SHAWN RAIN/ UNSPLASH

Christina Genet

Segundo um estudo da Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA), as vendas destes equipamentos diminuíram em 2024. Os níveis continuam, no entanto, muito elevados nos países escandinavos.

O número de bombas de calor instaladas na Europa continua a divergir significativamente entre os diferentes países do Velho Continente. Um estudo da Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA), publicado a 3 de julho, revela estas disparidades. Embora as vendas destes equipamentos tenham diminuído 22 % entre 2023 e 2024, o estudo mostra que nos países líderes foram 14 vezes superiores às registadas nos últimos da lista.

Com 632 bombas de calor instaladas por cada 1 000 agregados familiares, a Noruega lidera o ranking, seguida da Finlândia, com 524. Embora estes números já sejam elevados, as vendas nestes países continuam também a atingir os níveis mais altos da Europa.

No extremo oposto do ranking está o Reino Unido, com apenas 3,5 bombas de calor vendidas por 1 000 agregados familiares. Ao lado de Portugal e da Irlanda, trata-se, no entanto, de um dos poucos mercados europeus que registaram crescimento em 2024, graças em grande parte ao desenvolvimento de regimes de apoio aos consumidores.

Tornar as bombas de calor mais acessíveis

Paul Kenny, diretor-geral da EHPA, afirma que quase todas as bombas de calor instaladas substituem caldeiras a gás ou a gasóleo, o que reduz a necessidade de importação de combustíveis fósseis e reforça a competitividade europeia.

No entanto, estes equipamentos continuam a ter preços de aquisição elevados e pouco acessíveis para muitos agregados familiares. A futura taxa sobre a poluição proveniente de edifícios e transportes, prevista pela União Europeia, poderá contribuir para reduzir os custos destes equipamentos, especialmente se for combinada com medidas como a Estratégia Europeia para o Aquecimento e Arrefecimento.

“Mais bombas de calor representam uma situação win-win para a Europa – e também têm de ser a melhor escolha para os consumidores”, sublinha Paul Kenny. Para atingir este objetivo, é necessário tornar os preços de eletricidade mais competitivos e implementar programas de apoio, acrescenta.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.