Daikin lança novo sistema de recuperação de calor VRV

A nova solução de climatização da Daikin, o novo sistema de Recuperação de Calor VRV 5, com a tecnologia de volume variável do fluido frigorigéneo (VRV), foi criada especificamente para permitir reduções significativas na pegada de carbono dos edifícios comerciais.

De modo a fazer avançar a descarbonização dos edifícios, a Daikin juntou à sua oferta tradicional uma solução que permite “um aumento de 13 por cento ao nível da eficiência energética sazonal, contribuindo positivamente na redução indireta de CO2eq”, lê-se em comunicado divulgado.

Adicionalmente, o sistema de recuperação de calor de três tubos permite o arrefecimento e aquecimento simultâneos. Outra vantagem apontada pela empresa é o “aquecimento praticamente gratuito, ao efetuar a transferência de calor de áreas que requerem arrefecimento para áreas onde é necessário aquecimento”.

“Além disso, os sistemas VRV da Daikin, ao contrário de bombas de calor ar-água, abrangem apenas dois passos de transferência energética (do ar para o fluido frigorigéneo e deste novamente para o ar), o que minimiza as perdas e permite aumentar ainda mais a eficiência geral do sistema”, garante a empresa em comunicado.

Segundo a Daikin, para proporcionar uma redução significativa do potencial impacto direto, o sistema de Recuperação de Calor VRV 5 foi concebido especificamente para o fluido frigorigéneo R-32, que apresenta um potencial de aquecimento global (GWP) mais baixo.

“O R-32 não só transfere o calor de forma mais eficaz do que o R-410A, permitindo uma carga menor de fluido frigorigéneo, como também possui um GWP mais baixo, o que, em conjunto, resulta numa redução de até 71 por cento do potencial de emissões de CO2eq diretas do sistema. Uma vez que é um fluido frigorigéneo de componente único, o R-32 também promove a economia circular pelo facto de ser fácil de recuperar e reciclar”, referiu.

O sistema de Recuperação de Calor VRV 5 oferece também a melhor versatilidade da sua classe em termos de design e instalação, o que o torna adequado para uma ampla variedade de edifícios e locais de instalação.

Com um sistema de intervalo de temperatura exterior que vai até +46 °C no arrefecimento até -20 °C no aquecimento, o novo VRV 5 tem também capacidade para fornecer uma pressão estática externa de até 78 pascals, o que permite que a unidade possa ser instalada em espaços reduzidos ou atrás de grelhas.

“Inclui ainda cinco níveis sonoros reduzidos com até 40 db(A) de pressão sonora, permitindo que a instalação seja realizada de acordo com os requisitos de planeamento urbano, enquanto melhora os níveis de conforto”, acrescentou a Daikin.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.