C&R 2025 decorrerá de 18 a 20 de novembro

  • 16 setembro 2025, terça-feira
  • Gestão

FOTO IFEMA MADRID

Christina Genet

A feira é dedicada às questões atuais do setor da climatização e da refrigeração e abordará estratégias de melhoria da qualidade do ar interior, o controlo inteligente de edifícios e a sua descarbonização.

Entre os próximos dias 18 e 20 de novembro terá lugar o Salão Internacional da Climatização e da Refrigeração em Madrid, Espanha. Organizado pela IFEMA Madrid, o evento é uma das principais feiras do país dedicadas à indústria do AVAC, e pretende impulsionar a eficiência energética e o desenvolvimento de inovações tecnológicas no setor.

O primeiro dia do evento abordará a questão da qualidade do ar interior, como elemento-chave para a saúde pública, o bem-estar e edifícios mais sustentáveis. Serão analisadas as novas exigências normativas (EPBD 2024, CTE HS3, RITE 2026) e o seu impacto na ventilação e na filtração.

O programa do segundo dia da feira intitula-se “O futuro da climatização em projetos de arquitetura.” Neste contexto, arquitetos terão a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores em climatização aplicada a diferentes tipologias de edifícios. No mesmo dia, o capítulo espanhol da ASHRAE organizará apresentações sobre a prevenção da Legionella em instalações críticas, a digitalização e o controlo preditivo com IA, e estratégias para operações e manutenção inteligentes.

O foco do último dia do evento, coordenado pela AFEC e pela AECYR, será a inovação para a descarbonização térmica de edifícios. Este será dividido em três blocos e destacará estratégias de descarbonização como a eletrificação da procura térmica e a atualização da certificação energética, bem como aplicações práticas dos Certificados de Economia de Energia, a reabilitação energética e o uso de ferramentas digitais de simulação energética.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.