Condicionamento de Ar para Data Centers – estado atual e perspetivas de futuro

Fotografia: Donny Jiang_Unsplash
De acordo a International Energy Agency, estima-se que o setor dos Data Centers tenha utilizado, em 2022, entre 240 e 340 TWh de energia, ou seja, 1 a 1,3 % da energia elétrica final usada globalmente. Este valor exclui a energia usada em Data Centers dedicados à criptocurrency, que foi estimado em 110 TWh, ou seja 0,4 % do total de energia elétrica usada globalmente.
Desde 2010, excluindo a energia usada em criptocurrency, a energia usada em Data Centers cresceu moderadamente face ao forte crescimento da atividade em Data Centers no mesmo período. Este facto deve-se a melhorias de eficiência no equipamento de IT, nos sistemas de arrefecimento dos Data Centers e à evolução de pequenos Data Centers, menos eficientes, para mais eficientes Data Centers de muito grande dimensão e de maior eficiência, designados “hyperscale”.
As novas atividades no setor, como a inteligência artificial, estão já a criar novos vetores de forte crescimento do setor dos Data Centers e, consequentemente, do seu uso de energia.
Excluindo atividades não tradicionais, como a criptocurrency e a inteligência artificial, nos últimos anos estima-se que o setor dos Data Centers tem tido crescimentos anuais de uso de energia de entre 20 % e 40 %.
Em 2022, o setor das telecomunicações teve um uso estimado de energia de entre 260 e 360 TWh, 1 % a 1,5 % do uso global de eletricidade, ainda ligeiramente superior ao setor dos Data Centers tradicionais. (...)
Por Carlos Lisboa, engenheiro mecânico, NAVITAS Nordics AS
Outros artigos que lhe podem interessar