APIRAC explica como medir o ruído de permutadores de calor

FOTO ACHUDH KRISHNA/ UNSPLASH
Christina Genet
A norma EN 13487:2019 define métodos de medição sonora de dry coolers e permutadores de calor. Os equipamentos certificados pela Eurovent devem também cumprir os requisitos de ensaio do texto.
Na 67.ª edição do seu Boletim Técnico, a APIRAC detalha em que consiste a norma EN 13487:2019 que estabelece métodos de medição do ruído emitido por permutadores de calor e dry coolers. Em termos concretos, esta norma define como medir a potência sonora ponderada, os níveis espectrais por potência sonora e o nível de pressão sonora no local de trabalho.
Os métodos de medição apresentados no documento baseiam-se em várias normas internacionais e europeias com diferentes níveis de precisão: o grau 1 é o mais preciso e o grau 3 o mais flexível, utilizado em ensaios de campo ou em situações menos controladas. Além disso, são definidos os principais tipos construtivos de permutadores de calor com ventiladores integrados, variando consoante a orientação do fluxo de ar e a disposição dos ventiladores.
O texto explica também quais dados devem ser recolhidos durante o ensaio, nomeadamente: as características do permutador, as condições ambientais, os equipamentos de medição com respetiva calibração e os resultados acústicos da potência sonora. Por fim, todos os permutadores de calor certificados pela Eurovent devem cumprir os requisitos de ensaio da norma.
Outros artigos que lhe podem interessar