Bombas de calor industriais podem ter importante contributo para metas climáticas

FOTO CRYSTAL KWOK UNSPLASH

A EHPA (European Heat Pump Associaton) lançou uma campanha informativa para promover a utilização de bombas de calor na indústria em detrimento do gás. 

Segundo a EHPA, mais de 60 % da energia utilizada pelas indústrias europeias é para produzir calor e, tradicionalmente, provém de combustíveis fósseis. As bombas de calor podem atingir temperaturas até 200º C e podem satisfazer a procura de calor da indústria que se encontra nos 37 %. 

As bombas de calor industriais são já uma opção nas indústrias de papel e celulose, madeira, laticínios, frutas, produtos hortícolas, tintas, produtos alimentares e têxteis. 

De acordo com a EHPA, as bombas de calor industriais podem ser uma solução central a considerar no “Acordo para a Indústria Limpa”, que a Comissão Europeia aprovará brevemente, e o regulamento para acelerar a descarbonização da indústria cujo foco é o apoio a tecnologias limpas para a indústria de consumo intensivo de energia. 

A EHPA apela ainda ao foco nas bombas de calor industriais no Plano de Ação de Eletrificação da Comissão Europeia e na estratégia de Aquecimento e Arrefecimento.

A EHPA apresenta alguns exemplos, como uma fábrica de papel francesa utiliza uma bomba de calor de 140º C para substituir o gás e a fábrica de produtos químicos de Shutterstock no Reino Unio reciclo o excesso de vapor com bombas de calor ao economizar 14 mil toneladas de CO2 por ano.  

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.