Bomba de Calor – Split vs. Multisplit

DR

Embora os sistemas de ar condicionado com condutas permaneçam predominantes na América do Norte, os sistemas multisplit, sem condutas, estão a emergir como uma opção. Para zonas de clima quente e húmido e clima misto, mas húmido, o controlo da humidade é tão importante para o conforto como o controlo da temperatura dos espaços.

Neste artigo são apresentados resultados da comparação de uma bomba de calor de velocidade variável e de uma bomba de calor multisplit servindo várias zonas de uma residência localizada na Zona Climática 3 dos EUA.

Os sistemas split sem condutas estão a ganhar popularidade no mercado de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), apoiados por vários estudos que demonstram que o sistema é altamente eficiente em termos energéticos.

Os resultados de uma experiência com bombas de calor, sem condutas, conduzida num laboratório americano relatam poupanças de energia que variam entre 22 % e 45 % (Ashley, 2020). Embora as bombas de calor sem condutas tenham demonstrado uma elevada eficiência, vários estudos levantaram preocupações sobre as capacidades de controlo da humidade destes sistemas. Um estudo conduzido para avaliar as capacidades de controlo da humidade dos sistemas de velocidade variável descobriu que as casas refrigeradas exclusivamente por sistemas mini e multisplit apresentaram um aumento da humidade relativa interior, ultrapassando o valor de 60 % durante longos períodos do dia (Martin, 2018). Não obstante a existência de meios de controlo da humidade relativa em muitos sistemas sem condutas que visam melhorar a remoção de humidade, estes modos ainda requerem melhorias e são insuficientes para manter a humidade relativa interior abaixo de 60 % sem desumidificação suplementar (Withers, 2018). Independentemente das vantagens e desvantagens documentadas dos sistemas sem condutas, poucos estudos os comparam diretamente com tecnologias semelhantes em condições idênticas.

No estudo aqui descrito, tanto uma bomba de calor de velocidade variável, com condutas, multizona, no original, zoned traditional ducted variable speed heat pump, TDHP, como uma bomba de calor multisplit, no original multisplit heat pump, MSHP, foram instaladas e testadas. O estudo compara os dois sistemas AVAC utilizando dados recolhidos numa habitação ao longo de um único verão, de junho a outubro, com foco numa única marca e modelo para cada tipo de sistema. A comparação foi baseada no controlo da temperatura e humidade, consumo de energia e custos iniciais. Os dados foram recolhidos a cada duas semanas, garantindo que as observações eram feitas em condições meteorológicas semelhantes, fornecendo, assim, uma avaliação consistente das variações meteorológicas ao longo da estação de arrefecimento. (...)

Autores: Nelson Fumo, Ph.D, Membro ASHRAE
Manoj Bhandari, Membro ASHRAE
Jason Leroy, Membro ASHRAE

Leia o artigo completo na Avac Magazine nº 13, julho/setembro 2025

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.