Benefícios dos sistemas de ar condicionado radiante em conjunto com a energia aerotérmica

As novas tecnologias fornecem-nos novas maneiras de economizar energia. Mas como podemos aplicar esses fatores aos nossos edifícios? Algumas das soluções mais conhecidas passam pelas energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica ou a energia geotérmica. Podemos agregar a esses sistemas outras energias renováveis, como a energia aerotérmica, e podemos aproveitar toda essa energia gratuita para a produção de ar condicionado.
Dentro das diferentes instalações combinadas, a bomba de calor aerotérmica com superfícies radiantes é uma das mais procuradas devido à sua facilidade em utilizar energias renováveis do ar e à possibilidade de produzir água quente e fria para o mesmo sistema de climatização. As superfícies radiantes utilizam água a baixa temperatura, entre 30ºC e 40ºC (para o aquecimento), e entre 14ºC e 20ºC (para o arrefecimento), produzindo menores perdas de energia e favorecendo a eficiência energética do edifício.
Em média, passamos 90 % do nosso tempo dentro de casa. Portanto, obter uma temperatura correta é essencial para nos sentirmos confortáveis nesses espaços, pois pode determinar grande parte da nossa qualidade de vida. Neste sentido, o conforto e o consumo de energia tornam-se fatores decisivos na escolha de um sistema radiante, em detrimento de outros sistemas de climatização tradicionais. (...)
Por Joan Cubedo e Avelino Neto, BS-BT, Industrias REHAU, S.A., Espanha / Portugal
Outros artigos que lhe podem interessar