Ares condicionados 30% mais caros que em 2021

A instalação dos sistemas de ar condicionado em casa atingiu subidas na ordem dos cem euros, face aos preços praticados no ano passado.

Em causa estão dados da Fixando, após uma análise a mais de 2 300 pedidos realizados na plataforma durante este ano.

Segundo a análise, a média de preços cobrados pelos serviços de instalação de ares-condicionados passou de 355 euros em 2021, para 460 euros (+29,6 por cento) este ano. Em 2020, o valor médio cobrado era de 350 euros.

Também os serviços de manutenção destes equipamentos encareceram em 2022, com o preço médio por serviço a subir de 60 euros, em 2021, para 73 euros (+21,67 por cento).

A Fixando revela ainda que o número de portugueses que procurou instalar um sistema de ar condicionado subiu 57 por cento em junho, face ao mês anterior. Já em maio a procura tinha aumentado em 58 por cento, relativamente a abril deste ano.

A diretora de Novos Negócios da Fixando, Alice Nunes, estima que com as altas temperaturas que se avizinham nos próximos dias, a procura por serviços e equipamentos de climatização registe nova subida significativa, na ordem dos 56 por cento, durante o mês de julho.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.