ÖGKT publica livro sobre refrigerantes inflamáveis

Christina Genet
O novo projeto editorial da Associação Austríaca de Refrigeração foi escrito por dois especialistas em refrigeração, ar condicionado e aquecimento, e promove soluções que operam com propano.
“Propane, naturally safe!” é o título do novo livro da Associação Austríaca de Refrigeração (ÖGKT), recentemente lançado. Em 78 páginas, especialistas do setor do AVAC apresentam um panorama das atuais diretivas e regulamentações europeias, oferecendo também um guia de boas práticas de instalação, nomeadamente no que respeita ao risco de incêndio em sistemas de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor.
O livro pretende promover a operação segura de soluções que utilizam propano (R-290), um dos refrigerantes naturais os mais utilizados nesta indústria, apesar das suas propriedades inflamáveis. O projeto editorial disponibiliza conhecimento e informação prática para a análise do risco de explosão, permitindo aos profissionais atuar de forma segura e informada no seu dia a dia.
A iniciativa dirige-se a fabricantes e operadores como a instaladores e técnicos de refrigeração, estando estruturada em vários capítulos dedicados às diferentes funções destes profissionais. O livro aborda questões técnicas relacionadas com bombas de calor e sistemas de refrigeração em envolventes ventiladas, bem como em salas de máquinas separadas, incluindo ainda bombas de calor ar-água e chillers arrefecidos a ar.
O livro procura esclarecer entre outros aspetos as diferenças entre bombas de calor para uso comercial e residencial, a avaliação de risco associado a pequenas quantidades de carga e os desafios da utilização de compressores semi-herméticos sem certificação Ex.
Os dois autores do livro da ÖGKT são Stig Rath, engenheiro especialista em refrigeração e bombas de calor, e Harald Erös, mestre artesão nas áreas de aquecimento, ar condicionado e refrigeração, e formador na Academia Austríaca de Tecnologia de Refrigeração. Publicaram um primeiro livro sobre refrigerantes inflamáveis em 2020, e regressam agora com um novo projeto editorial incorporando mais cinco anos de experiência e conhecimento técnico.
Outros artigos que lhe podem interessar