Revisão da eficiência e do valor ambiental do arrefecimento evaporativo

Fotografia: Ricardo Gomez Angel_Unsplash

As populações globais dependem do arrefecimento e da refrigeração para suportar muitos processos de fabrico e de produção de energia. O arrefecimento evaporativo tem sido uma tecnologia transformadora que permite uma produção em massa inovadora e é substancialmente mais eficiente em termos energéticos do que outras alternativas. O que pode não ser óbvio é que o arrefecimento evaporativo também pode ser a opção mais eficiente em termos de consumo de água em algumas aplicações.

O ar condicionado é a terceira maior categoria de utilização de energia em edifícios comerciais, depois da refrigeração e ventilação. Dos métodos disponíveis, o arrefecimento evaporativo é o que necessita de menos energia por unidade de arrefecimento, minimizando eficazmente a utilização de combustíveis fósseis, as emissões de dióxido de carbono (CO2) e os impactos ambientais relacionados.

Este artigo analisa as realidades ambientais, energéticas e de recursos hídricos das tecnologias modernas de satisfação das necessidades de arrefecimento e discute a respetiva utilização de recursos.

(...)

Por Ken Mortensen, Gestor Sénior de Investigação e Desenvolvimento na SPX Cooling Technologies, Inc.

Artigo completo em Avac Magazine nº 7 jan/mar 2024

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.