Carrier lança nova gama de chillers para centros de dados

Fotografia: Carrier

A Carrier lançou uma nova gama de chillers de elevado desempenho para centros de dados, que foram desenhados para minimizar a utilização de energia e as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, reduzem os custos operacionais para os operadores.

Disponíveis com capacidades de 400 kW a 2 100 kW, as unidades com certificação Eurovent e AHRI baseiam-se nos compressores de parafuso de qualidade comprovada da Carrier, o que garante “um funcionamento fiável e eficiente, bem como uma longa vida útil”, refere a empresa em comunicado enviado à redação.

Os novos chillers de parafuso arrefecidos a ar, AquaForce 30XF, da Carrier para centros de dados estão equipados com um sistema integrado de arrefecimento gratuito hidrónico e com unidades de inverter de velocidade variável que, em conjunto, oferecem poupanças de energia de até 50 por cento durante o funcionamento em modo de arrefecimento gratuito total (este valor tem por base as condições de funcionamento em Berlim, Alemanha, com 90 por cento de horas de funcionamento com carga parcial e funcionamento em modo de arrefecimento gratuito total).

De acordo com a Carrier, os chillers, disponíveis com o fluido frigorigéneo de potencial de aquecimento global ultrabaixo HFO R-1234ze(E), apresentam uma excelente resiliência com um sistema de recuperação ultrarrápido que, em caso de falha de energia, consegue retomar cem por cento da potência de arrefecimento no espaço de dois minutos após o restabelecimento da alimentação elétrica, o que garante a manutenção do arrefecimento para servidores críticos e a proteção dos dados.

O chiller opera numa grande variedade de condições ambientais, de -20 a 55 °C, tornando-o adequado para a utilização em climas frios, temperados e quentes. Os ventiladores de condensador de velocidade variável aumentam adicionalmente a eficiência energética e contribuem para um funcionamento silencioso com carga parcial.

Para uma melhoria adicional do desempenho do chiller, as unidades estão equipadas com uma fonte de alimentação dupla (400/230 V ou 400/400 V) com filtro harmónico eletrónico. O filtro monitoriza e mantém automaticamente a qualidade da fonte de alimentação para prevenir danos em componentes elétricos do chiller e melhorar a eficiência geral do sistema.

O sistema de arrefecimento gratuito hidrónico está disponível numa opção sem glicol para aplicações em que não se possa utilizar glicol. Este utiliza apenas glicol na unidade exterior e permite, assim, a redução do tamanho de unidades interiores sem glicol em até 15 por cento.

“O novo AquaForce 30XF foi especificamente desenhado para cumprir requisitos rigorosos de ambiente, eficiência e fiabilidade em aplicações de centros de dados e garantir o arrefecimento permanente dos servidores”, afirmou, citado em comunicado, o diretor de Marketing e Comunicação na Carrier AVAC, Raffaele D'Alvise.

“O chiller ajuda os operadores de centros de dados a alcançarem os seus objetivos orçamentais e de sustentabilidade através da redução do consumo energético e das emissões de carbono enquanto, ao mesmo tempo, apresentam uma excelente resiliência e uma vida útil alargada”, acrescentou o responsável.

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.