Análise FMECA Aplicada a Chillers de Condensação a Ar

Como parte integrante de edifícios comerciais e industriais, os sistemas de AVAC são essenciais na gestão diária deste tipo de ativos. Os chillers são um componente comum nestes sistemas, e, como qualquer equipamento, estão sujeitos a falhas e tempos de paragem. Na tentativa de evitar estas falhas, são definidos Planos de Manutenção Preventiva para garantir inspeções periódicas em intervalos predefinidos. No entanto, estes planos tendem a ser estáticos, não refletindo as necessidades reais do equipamento. Nesse sentido, e de forma a criar uma abordagem mais dinâmica para a prevenção de falhas, surgiu a Manutenção Preditiva. Através da monitorização em tempo real do equipamento, recorrendo a sensores, é possível obter as condições de operação, refletindo assim as necessidades reais dos mesmos, permitindo uma melhor definição de intervenções necessárias.

O estudo desenvolvido foca-se na implementação de tecnologias de Manutenção Preditiva em chillers de condensação a ar. Esta implementação é baseada nos modos de falha identificados como tendo maior criticidade. A definição e análise destes modos de falha e das condições operacionais dos chillers são baseadas na metodologia RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety), mais precisamente na Análise de Modos de Falha, Efeitos e Criticidade (FMECA). (...)

Por José Pedro Rodrigues Andrade Correia, investigador/professor, IN+ IST / ULHT

Artigo completo em Avac Magazine nº 5 jul/set 2023

Newsletter Avac Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.